A Cultive

Ensinamos você a produzir o seu próprio remédio.

Cultivando seus direitos

A Cultive – Associação de Cannabis e Saúde floresce no cenário nacional para preencher a grave lacuna provocada pelo estado de ilegalidade da cannabis, fato pelo qual grande número de pacientes em potencial encontram-se privados de seus benefícios terapêuticos.

Formada por pessoas que se uniram solidariamente, a Cultive realiza atividades educativas e pedagógicas com o objetivo de disseminar os benefícios terapêuticos da Cannabis e ampliar o acesso para aqueles que poderiam se beneficiar da planta para o tratamento de suas enfermidades. Somos uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão favorecer a produção de Cannabis por seus integrantes, a fim de assegurar o direito inalienável ao acesso pleno à saúde através do autocultivo.

A Cultive conta com o apoio de setores específicos da sociedade civil, protagonizada por familiares e pacientes e amparada por advogados e renomados pesquisadores de distintas áreas do conhecimento. Para combater o estigma, o preconceito e garantir direitos, nossa associação acredita em conceitos como a autonomia, a redução de danos, direito ao livre arbítrio na escolha dos processos de cura com respaldo médico, isonomia.

Somos uma associação sem fins lucrativos.

A Cultive e nenhum de seus membros comercializam nada, nenhum produto a base de cannabis e também não apoiamos e nem trabalhamos com nenhuma loja e nenhum fornecedor de óleo.

Missão

  • Representar os interesses e anseios das pessoas que necessitam da planta cannabis como medicina;
  • Garantir acesso gratuito para os necessitados, promovendo igualdade;
  • Incentivar o cultivo de cannabis;
  • Fomentar pesquisas, testes e ensaios clínicos, com todas as substâncias da cannabis;
  • Realizar campanhas socioeducativas sobre os benefícios das terapias com cannabis;
  • Demandar pela reforma das leis e políticas sobre drogas.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição de acolhimento às pessoas, promovendo acesso a cannabis com igualdade para manutenção do bem-estar e qualidade de vida.

Desta forma, sonhamos com um mundo sem preconceitos e com compaixão, onde as pessoas vejam os usuários de cannabis, com respeito e dignidade.

Valores

  • Autonomia,
  • Isonomia,
  • Integridade,
  • Transparência,
  • Respeito,
  • Responsabilidade ética e social,
  • Sustentabilidade,
  • Humildade,
  • Humanidade,
  • Inclusão Social,
  • Solidariedade.

Em julho de 2013, Cidinha encontra na internet o caso de Charlote Figi, uma menina também portadora da Síndrome de Dravet. O seu tratamento era realizado com óleo de maconha, apresentando o quadro antes e depois.

Cidinha achou incrível, pois o caso era igual de sua filha Clarian. Imediatamente mostrou o fato ao seu marido e pensou em buscar no tráfico, mas, antes disso, começou a verificar artigos relacionados ao assunto e leu sobre CBD e THC.

Em 2013, falavam que THC era uma substância perigosa. Com isso, se preocupou em pegar uma cepa com alto THC e perder a filha na tentativa de acertar.

Em agosto do mesmo ano, mandou essa matéria para a neuro da Clarian e continuou enviando várias evidências de melhoras com a Cannabis. Em novembro a médica informou que iria a um congresso em Boston sobre crianças com Dravet sendo tratadas com a Cannabis.

No final de 2013, criei a página Síndrome de Dravet Brasil, no Facebook, para encontrar mães de crianças com a mesma dificuldade, com o propósito de buscar a cura e o alívio.

Esse alívio seria a Cannabis. Muitas mães procuraram a Cidinha com crianças de várias síndromes.

Após esta constatação a Cultive foi Criada

Equipe

Cida Carvalho

Cida Carvalho

Presidente

Mãe de Clárian, portadora de síndrome de Dravet e paciente de cannabis terapêutica. Primeira mãe de São Paulo a ter o direito judicial de cultivar cannabis, bancária e presidente da CULTIVE -Associação de Cannabis e Saúde , membro da PBPD – Plataforma Brasileira de Política de Drogas e Coordenadora do núcleo de saúde do Instituto Luz do Faroeste.
Fabio J S Carvalho

Fabio J S Carvalho

Diretor executivo

Pai de Clárian que é paciente de cannabis terapêutica, autônomo, Diretor executivo da Cultive e cultivador da Cultive – Associação de Cannabis e Saúde
Ricardo Nemer

Ricardo Nemer

Advogado

Advogado atuante em Direitos humanos e promoção de Justiça Social as vítimas e vulneráveis pela política de drogas através do protagonismo do terceiro setor proporcionando inclusão e exercício de direitos fundamentais .

Consultor para autorizações de pesquisas assuntos regulatórios de cannabis com enfase no terceiro setor. Advogado da Cultive

Renato Filev

Renato Filev

Neurocientista

Bacharel em Ciências Biológicas: Modalidade Médica. Doutor em Neurociências, ambos pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorando pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da mesma instituição. Pesquisador do CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Coordenador científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Conselheiro no Conselho Estadual de Política de Drogas de São Paulo – CONED. Membro da SBNeC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e da Cultive – Associação Cannabis e Saúde. Membro fundador da CANAPSE – Associação de Canabiologia, Pesquisa e Serviços.
Vinicius Alvarenga

Vinicius Alvarenga

Administrador

Administrador de empresas com uma vivência prática intensa, adquirida em empresas de grande porte e em segmentos distintos. Nos últimos vem atuando em iniciativas sociais trazendo todo conhecimento prático adquirido nos últimos 20 anos como executivo e consultor objetivando o aprimoramento e profissionalização das gestão de empresas sociais.
Danilo Ferro

Danilo Ferro

Mídia e Design

Membro e responsável pela área de comunicação da Cultive e também da Dravet Brasil, grupo formado por pais que organizam encontros e grupos de estudos/pesquisa em parceria com Unicamp e ABE – Associação Brasileira de Epilepsia. É profissional de comunicação com mais de 20 anos de experiência na área de design e publicidade. Empresário e designer gráfico. Pai da Livia, criança diagnosticada com Síndrome de Dravet aos 2 anos de vida.
Giordano Magri

Giordano Magri

Advogado e Articulação Política

Membro da Cultive – Associação Cannabis e Saúde, advogado formado pela Universidade de São Paulo, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas, pesquisador associado do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB-FGV) e assessor parlamentar do Vereador Eduardo Suplicy.
Janaina Rubio

Janaina Rubio

Biologa

Bacharel em Ciências Biológicas – ênfase em Biotecnologia. Realizou intercâmbio na Universidad de La Rioja (Espanha) em Ingeniería Técnica Agrícola en Hortofruticultura y Jardinería durante a graduação. Mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP-EPM.

Desenvolveu práticas e projetos na área de Fitoterapia e cultura de tecidos vegetais in vitro.

Realiza pesquisas na área de uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas na perspectiva da Redução de Danos e estudos em relação à cannabis e seu uso terapêutico.

Atualmente pesquisadora da CANAPSE – Canabinologia, Pesquisa, Serviço e Ensino e Cultive – Associação Cannabis e Saúde e colaboradora do Centro de Convivência É de Lei.

Dr. Elisaldo Carlini

Dr. Elisaldo Carlini

Diretor Técnico

Professor Elisaldo Carlini Membro Fundador e Diretor Científico da Cultive nos deixou este ano nos presenteando com seu inestimável legado e sua história brilhante em defesa das práticas terapêuticas com a Cannabis e seus componentes. Por sua honra e memória a Cultive busca levar os ensinamentos do Prof. Carlini a todas as pessoas que podem se
beneficiar do tratamento com a Cannabis cultivada.